Cinque Terre, um paraíso italiano!

Manarola


   Quem nunca viu na internet fotos desse lugar maravilhoso? A Itália é cheia de lugares incríveis e as Cinque Terre ( Cinco Terras ) é um deles, ou melhor, são 5 deles!!! Claro que um lugar tão lindo assim não seria um dos mais baratos pra se visitar, mas olhando essa foto dá pra gastar um pouco a mais, não dá?

  As Cinque Terre são formadas por 5 cidades bem pequenas ( Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore), sendo assim o espaço é muito disputado e caro! A dica de sempre pra economizar é planejamento, reservando com uma boa antecedência as chances de encontrar lugares legais com preços melhores aumentam. Outra dica é ficar em Levanto que apesar de não fazer parte de Cinque Terre, tem o trem conectando às cidades e usando o mesmo bilhete. 

   Nós fomos de carro e o hotel que ficamos tinha estacionamento para os hóspedes, se você tiver alugado um carro e quiser ir e voltar no mesmo dia, pode estacionar em frente a estação de trem de Levanto. Estacionamento nesses lugares é coisa rara, não dá pra rodar de carro e esse foi o único estacionamento grande que vi durante a minha viagem. Tirei até foto da placa com os preços! 




   Já pra quem vai de trem, saindo de Milão tem várias opções pra chegar em Levanto, uma delas é o Intercity que leva um pouco menos de 3 horas pra chegar e custa 13€. Pra quem quiser pesquisar mais opções é só entrar no site da Trenitalia.

   Meu marido estava louco pra fazer trilha lá, já que em teoria você pode cruzar as cinco cidades a pé. Eu sou a preguiça em pessoa, mas topei ir por ele, já que ele é super esportivo. Gente, aquelas trilhas não são pra qualquer um não!!! Porque se você for olhar o tempo e a distância dá pra fazer, só que é um caminho super ingrime e cheio de escadas. Pra completar ele estava um pouco doente e na primeira trilha nós desistimos. Estávamos morrendo, com a língua pra fora e não tinha passado nem 1/4 do trajeto, demos meia volta, já que pra baixo todo santo ajuda e pegamos o trem que é muito mais confortável do que se embrenhar no meio do mato!! hahahahaha
   
  Ahhhh!!! Sem contar que não tinha o grande estímulo do visual! Porque se desse pra ir admirando aquele panorama M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O a coisa mudava de figura, mas era só no comecinho e no final da trilha q dava pra ver o mar... Pelo menos na trilha saindo de Monterosso al Mare era assim. O que eu fiz? Ia pro começo e pro final das trilhas pra tirar foto e pronto, como nessa foto aí embaixo!!! hahaha

Vernazza

   Pra fazer a trilha você precisa pagar, tem o Cinque Terre Trekking Card, que inclui só as trilhas e o Cinque Terre Treno MS Card que inclui as trilhas e os trens. Nós fizemos esse com o trem que custou 29€ para 2 dias e achamos o preço bem salgado, principalmente porque não fizemos a trilha. Lá na hora nos ofereceram uma opção mais em conta somente para os trens, que é a que eu aconselho pra todo mundo que não treina pro Iron Man (estou exagerando, mas só vá se você já for acostumados com trilhas mais puxadas)!!! rsrs



   Eu acho muito válido comprar o carnê do trem porque lá cada parada que você faz precisa de um bilhete que custa 4€, ou seja, se você for visitar todas as cidades e voltar para onde você estava custará 20€! E tem controle nas estações!!! Nunca esqueça de validar o seu bilhete na maquininha ou vai tomar a multa do mesmo jeito! 


  O trajeto de Levanto até Riomaggiore dura 20 minutos, então dá tranquilamente pra visitar todas elas em um único dia. Pra conferir os horários do trem é só entrar aqui , caso esse link pare de funcionar é só entrar no site da Trenitalia, mas essa informação não tem na versão do site em inglês...

  De toda forma, pra visitar as cidadezinhas vá preparado pra subir e descer muitas escadas! Ou seja, de tênis ou um sapato que seja muito confortável para andar. Pra quem tem filho pequeno, não dá pra passear muito com carrinho de bebê. Você pode ter que passar por ruas como essa da foto aí embaixo. Sim, isso é uma rua!!!






   Apesar de serem cidades litorâneas, eu não acho que seja um bom lugar pra quem quer curtir praia. Tinha gente se espremendo pra tomar banho de mar, mas as praias em si são bem pequenas e não tão bonitas assim. Eu adorei a atmosfera praiana e as paisagens lindas, mas nem molhei meu pé na água.

   Aí estão algumas fotos que tirei nessa viagem, o tempo não estava dos melhores, mas até que o sol deu o ar de sua graça algumas vezes. Todas as fotos que estou postando aqui foram tiradas com o celular e não fiz tratamento nenhum, do jeito que saiu postei!  



Corniglia



Vernazza
Riomaggiore



Riomaggiore



Manarola



Manarola



Monterosso al Mare




Comentários

  1. Caroline, eu também não sou amante de atividade física, mas nas viagens acabo por me entusiasmar e andar muito mais do que estou habituada. Também já sonhei muito olhando para as imagens de Cinque Terre na internet, o seu post ajudou a colocar os pés no chão.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, em viagem sempre andamos muito, com isso tbm estou acostumada, mas aquela trilha não era bem puxada!

      Excluir
  2. Uau, realmente incrível! Vale a pena de fato! Ainda quero conhecer esta parte do mundo algum dia! :)

    ResponderExcluir
  3. Sou louca para conhecer a Itália e as Cinque Terre estão na minha wish list. Que lugar maravilhoso!
    Obrigada por compartilhar fotos lindas!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita pra falar, qualquer cantinho que vc for visitar vai ser bonito! S2

      Excluir
  4. A Itália sempre surpreendente...Cinque Terre acaba de entrar na minha lista depois do post. Obrigada pelas dicas e lindas fotos.

    ResponderExcluir
  5. Esse lugar... essas fotos... eu fico até sem palavras! A minha próxima viagem para a Itália vai ser concentrada nessa região.

    ResponderExcluir
  6. Nossa... esse lugar é muito lindo e charmoso! Tenho muita vontade de conhecer esse paraíso. Adorei o post e as dicas.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que lugar charmoso. Adorei a dica. Já guardei para quando fizer minha viagem ano que vem. <3

    ResponderExcluir
  8. Cinque Terre está aqui do lado, mas tem tanto tempo que não vou! Vendo seu post fui correndo aqui ver uma data para voltar a esse lugar lindo.

    ResponderExcluir
  9. Que coisa mais maravilhosa! E o mar, como é? Pelo menos na primeira imagem pareceu ser bem agitado. É sempre assim ou dá pra encarar? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, qdo eu fui estava bem agitado sim. Eu não entrei até pq o temperatura não estava mto boa, mas tinha gente se aventurando sim. Eu achei lá melhor pra curtir a atmosfera praiana do que o mar em si.

      Excluir

Postar um comentário