Viajando de Eurostar




      Uma das formas mais práticas e confortáveis de viajar pela Europa é de trem! Claro que tudo depende do seu destino, mas pra rodar as principais cidades italianas não tenha dúvidas de que o trem é uma opção super válida! Dependendo do país que você queira visitar também vale a pena conferir a possibilidade de ir de trem. Eu, por exemplo, prefiro ir a Paris de trem se for sair de Turim, porque assim eu saio do centro de Turim onde o metrô é dentro da estação e chego em Paris na estação de Gare de Lyon que tem metrô ao lado.
     
    Claro que o quanto antes você programar a sua viagem, mais chances você tem de encontrar preços mais camaradas. Normalmente as passagens de trem podem ser compradas 3 meses antes da data da viagem. Quando eu já sei de alguma viagem, fico tomando conta de quando as datas são liberadas entrando sempre pra conferir, já que os preços promocionais normalmente acabam rapidinho!

     Você pode encontrar bilhetes de Roma - Florença por 10€, por exemplo. Ida e volta Roma - Milão por 40€ se for no fim de semana. Isso pra viajar em um trem que chega até 300km/h, os mais novos da Trenitalia podem chegar a 400km/h!!! Os trens da Trenitalia tem categorias, onde o Frecciarossa é o mais rápido entre eles, já o Frecciabianca e o Frecciaargento chegam no máximo a 200km/h.

     Os trens de alta velocidade possuem um vagão-bar, onde você pode comprar bebidas e sanduíches. Se a sua viagem for de classe executiva ou primeira classe eles te oferecem lanches tipo de avião de graça, mas nada disso te impede de levar seu sanduíche de pão com mortadela para comer durante a viajem, eu sempre levo o meu!! hahahah



     Já o trem da Ítalo possui um vagão cinema onde são exibidos filmes durante a viagem, o vagão tem uma iluminação mais baixa e é silencioso (em teoria tem que colocar o telefone no mudo e não pode ficar conversando). Os filmes são em italiano, mas pra quem quer tirar aquele cochilo durante a viagem é bem interessante.

     Pra quem nunca viajou de trem pode ficar com medo de se enrolar na estação, mas eu garanto que não tem mistério! Tem um placar enorme com os números dos trens, horários e destinos, que indica qual a plataforma (binario) o seu trem irá parar. Na sua passagem (se for de trem de alta velocidade) terá escrito o seu vagão (carrozza) e o número do seu lugar. Na plataforma terão monitores indicando até em que altura estará o seu vagão! É mamão com mel!!! rsrsrs



    Uma dica muito importante é ficar sempre de olho nesse placar porque comigo já aconteceu de mudar a plataforma do trem por problemas técnicos. Não é uma coisa muito comum, mas pode acontecer e você provavelmente vai perceber porque todo mundo vai mudar de plataforma!!! rsrsrs


     As principais companhias de trem italianas são a Trenitalia e a Italo Treno. Já pra viajar pra França é o TGV. Mas óbvio que já facilitaram a nossa vida e no Rail Europe você pode pesquisar todos os trens de uma vez só! 



Comentários

  1. Obrigado pelas informações valiosas! Quando comprar as passagens e que é de boa levar nosso próprio lanche! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Imagina, os europeus são bem acostumados a levar lanches pra todos os lugares, inclusive pra praia, a nossa famosa farofa!!! rsrsrs
    Ah, e quase todos os trens de alta velocidade tem wi-fi de graça!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro principalmente pelo visual. Com certeza em viagens rápidas é o meu transporte preferido na Europa.

    ResponderExcluir
  4. Ah, usei demais o Rail Europe para viajar de trem. Mas ultimamente, tenho olhado também as passagens de avião nas low cost, que por lá costumam chegar a ser até mais em conta. Só não supera a beleza de uma viagem de trem! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente olho o preço de TUDO!!! hahaha E vejo o q vale mais a pena tempo/custo, qdo vejo os preços de avião conto tbm qto custa pra sair do aeroporto pra cidade. Se bem q Ryanair consegue custar menos do que quase todos os tranfers! hahaha

      Excluir
  5. Comboio é mesmo o meu meio de transporte favorito... já experimentei comboio rápido em outros continentes... está na hora de fazer o mesmo na minha bela Europa :)

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro viajar de trem. Principalmente pelos preços! hahaha. Adorei matar a saudade de viajar assim por esse post. =)

    ResponderExcluir
  7. Eu andei de trem em Portugal e na França e achei o transporte bem eficiente. Realmente é uma boa forma de se locomover na Europa. Bom post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário